A Primeira Igreja Batista em São Gabriel do Oeste possui mais de 40 anos de história que vem sendo construída nesta cidade, através de homens e mulheres que Deus levantou e capacitou para que Sua Igreja fosse estabelecida. Tudo começou na década de 70, com a visão de irmãos que aqui chegaram para realizar suas atividades econômicas. Contando com apoio da PIB de Campo Grande e com a direção de Deus, foram iniciados os trabalhos da Missão Batista em São Gabriel do Oeste. O trabalho missionário frutificou e então foi organizada a Primeira Igreja Batista em São Gabriel do Oeste, no dia 15 de outubro de 1982, data que os Batistas comemoraram seu primeiro centenário no Brasil, por isso, o primeiro nome de nossa Igreja foi “Igreja Batista do Centenário”. Desde então, muitos desafios e alvos foram alcançados e muitos outros foram estabelecidos para este tempo, conforme a direção e orientação de Deus.
Somos uma Igreja que busca ser relevante nesta cidade e região, proclamando o Reino de Deus e servindo em todas as áreas que Ele nos permitir, preparando não apenas membros, mas discípulos de Jesus, que entendem seu chamado e missão nesta terra.
Somos uma família Cristã, e queremos capacitar e dar todas as ferramentas necessárias para que cada discípulo cumpra o seu chamado. Temos como visão “Multiplicar Vidas Saudáveis” (Mateus 28:19-20), promovendo assim a cura e restauração integral de cada discípulo de Jesus, para que estes possam promover o mesmo à outras pessoas, cumprindo a nossa missão de “Ganhar Vidas E Cuidar Bem Delas” (Lucas 4:18-19). Isso acontece através de nossas células, ministérios e do testemunho pessoal de cada membro deste corpo.
Assim como uma criança precisa de cuidado logo quando nasce, toda e qualquer pessoa, também precisa de cuidado para permanecer saudável. Cuidado tem a ver com estar próximo, caminhar junto, investir tempo, saber ouvir, dar suporte, ser solidário, orar, chorar, aceitar, compreender e respeitar. A igreja tem algumas ferramentas que visa o cuidado das pessoas:
✓Células
✓ IDE (Integração, Discipulado e Ensino)
✓Aconselhamento Pastoral
✓ Encontros de Homens e Mulheres
✓Cultos
✓Conferências
✓Seminários de Cura (Passos para a Liberdade, Veredas Antigas)
Como igreja, temos uma organização de liderança:
• Pastor-Líder
• Pastores de Rede
• Ministros
• Supervisores
• Líderes de Célula e de Ministérios
• Liderados
As decisões administrativas da igreja são tomadas em Assembleia Geral e pela diretoria.
Existem três teorias básicas sobre a origem batista no mundo:
•A teoria Jerusalém-Jordão-João: a qual os batistas vêm de uma linha ininterrupta desde os tempos em que João Batista realizava seus batismos no Rio Jordão;
•Parentesco espiritual com os anabatistas: grupos cristãos que não se adequaram as ideias da Igreja Católica, principalmente por não concordarem com o batismo infantil, afirmando que as crianças não tinham condições de passar pela experiência da regeneração. Também não se sentiram representados pelas igrejas reformadas, porque mantiveram alguns dogmas católicos.
•Movimento Separatista Inglês: Ao contrário do que o nome parece supor, este acontecimento deu-se em plena paz no século XVII, por um grupo descontente com as doutrinas teológicas da época.
A teoria mais aceita é esta última, quando um grupo de refugiados ingleses foram para os Países Baixos em busca de liberdade religiosa, e liderados por John Smyth e Thomas Helwys, organizaram, em 1609, uma igreja de doutrinas batistas, em Amsterdã.
Em 1791, William Carey, um jovem pastor inglês, criou a Sociedade de Missões no Estrangeiro, para dar suporte no envio de missionários. No Brasil, o primeiro pregador batista foi Thomas Jefferson Bowen, um missionário norte-americano que durante vários anos trabalhou na África e por razões de saúde, solicitou transferência para nosso país. Em 1859 chegou ao Rio de Janeiro, onde, por conhecer o idioma ioruba, começou a evangelizar os escravos. Essa prática levantou suspeitas da polícia, que chegou a prender Thomas J. Bowen.
Em 1866, após a Guerra da Secessão, americanos sulistas derrotados buscaram reconstruir suas vidas em terras tupiniquins, onde foram acolhidos por D. Pedro II. Um grupo se fixou em Santa Bárbara, nas proximidades de Campinas, e, em 10 de setembro de 1871, fundaram a Igreja Batista de Santa Bárbara. Porém, esta igreja tinha sua atuação limitada, pois, o Tratados de Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação com a Inglaterra restringia os cultos apenas para os colonos, não existindo uma atuação direta com os brasileiros.
Com os batistas de Santa Bárbara solicitando um missionário para pregar em língua portuguesa, chegam em nosso país, em 1881, o pastor William Buck Bagby e sua esposa Ann Luther Bagby e pouco tempo depois os missionários Zachary e Kate Taylor. Juntos com o ex-padre Antônio Teixeira Albuquerque (o primeiro brasileiro a ser batizado do “modo batista”), estruturaram o trabalho missionário em solo brasileiro e partiram para Salvador, onde começaram a atuar diretamente na sociedade brasileira, e em 15 de outubro de 1882 fundaram a Primeira Igreja Batista da Bahia, considerada a primeira igreja batista brasileira, já que em Santa Bárbara os cultos eram somente para colonos americanos. A partir da primeira igreja, a atuação batista expandiu-se para outras regiões do país, onde começaram a fundar outras igrejas e instituições batistas:
1884 – Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro;
1885 – Primeira Igreja Batista de Maceió;
1886 – Primeira Igreja Batista no Recife;
1894 – Associação Batista das Igrejas Batistas do Rio de janeiro e Adjacências;
1901 – Jornal Batista e Casa Publicadora Batista;
1907 – Com 83 igrejas, é criada a Convenção Batista Brasileira.